ROTAER D-AMDT 52/20 D-AMDT 5/21 Ver Mudanças

Presidente Juscelino Kubitschek ( SBBR ) / BRASÍLIA, DF 15 52 16S/047 55 07W
AD INTL PUB/MIL INFRAMERICA 8/SW UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 1066 (3497)

11L - L4 , L9 [1] , L12 - ( 3200x45 ASPH 76/F/B/X/T [12] L13 , L14 , L15 , L17 ) - L2A , L9 [1] , L12 - 29R

11R - L4 , L9 [1] , L12A - ( 3300x45 ASPH 68/F/B/W/T L14A , L15 ) - L4 , L9 [1] , L12A - 29L

11 - ( 34.50x34.50 ASPH 20.0t ) - 29

SBBS (CINDACTA 1)
COM -
TORRE 118.100 118.450 118.750 121.500 [3]
SOLO 121.800 121.950
OPERAÇÕES [8] 122.500
TRÁFEGO [2] 121.000
ATIS [9] 127.800
RDONAV -
ILS/DME 11L IBR [4] 110.3 1551.68S/04753.70W
ILS/DME 29R IND [6] 109,3 1551.82S/04755.78W
VOR/DME BSI 116.3 1552.31S/04801.32W
ILS/DME CAT II IDF 109.9 1552.71S/04754.41W
VOR/DME FSA 112.70 MHz 1533.34S/04720.81W
ILS/DME 29L IJK 110.90 1552.85S/04756.61W
VOR/DME VJK 117.50 155154.05S/475400.68W
CMB- [5] PF TF SER - S4   RFFS - CAT - 9
MET - MET CIVIL –

[13] [14]

AIS - [15] AIS CIVIL – [15] (61) 3365-1896 AIS MIL – [11] [16]

RMK -

DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DE AERÓDROMO
  1. HELPN MIL – Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Testes de motor ACFT deverão ocorrer preferencialmente na TWY Tango sob COOR entre TWR Brasília e INFRAMERICA.
  2. ACFT com envergadura ABV 20M, com DEST aos Hangares de Aviação Geral, AUTH o acesso pela TWY Quebec Quebec somente rebocada e estacionada totalmente no interior do hangar, é compulsório acompanhamento do fiscal da INFRAMERICA.
  3. ACFT com asa rotativa deverão fazer CTC prévio com administração de SBBR e TWR Brasília para cheque e teste de motores.
  4. BFR ingresso TWY Quebec a partir da TWY Quebec Quebec compulsório CTC com a TWR INFO posicionamento da ACFT. Permitido TAX de ACFT com envergadura até 20m.
  5. TWY Lima 4, Lima 5, Lima 6,Lima 8 e Romeo BTN Lima 3 e Lima 7, envergadura MAX 36M.
  6. TWY Lima 2, Lima 3, Lima 7, Lima 8, Tango, Kilo BTN Lima 4 e Hotel, Kilo BTN Lima 7 e Uniform, Romeo BTN Lima 2 e Lima 4, Romeo BTN Lima 7 e Uniform, Hotel BTN Golf e November, Hotel BTN Papa e Bravo, Quebec BTN PSN 55/66 OPR CTN devido não visualização pela TWR-BR.
  7. Área de PRKG para aviação geral OPR conforme seguintes PROC: 1 - Preferencialmente PRKG aviação geral de pequeno porte até 5700Kg (12566.33 libras) no pátio 02 Eventualmente será permitido o uso do pátio 01 ou pátio 03 quando os demais estiverem lotados; 2 - ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento; 3 - TWY QQ, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PISTAS
  1. Situado SECT MIL, COORD 15 51 53S/047 54 18W com ELEV de 1059M (3473FT).
  2. THR 29R deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11L;
    THR 29L deslocada em 150 M para provimento de RESA da RWY 11R.
INSTALAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ATS
  1. A TWR Brasília não informará a hora de decolagem às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  2. Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Brasília a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  2. PRB FLT LCA no circuito de TFC, treinamento de PROC IFR, de TGL ou demais tipos de treinamento que interfiram MOV AD de 0800-1500, 1800-0200
  3. CTR separação MNM BTN ACFT em torno do AD poderá ser de 3NM
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. Não AUTH a apresentação de NTV por RTF.
  2. Somente poderão OPR ACFT que possam MNTN velocidade FNA MNM de 120KT IAS, nos horários BTN 1100-1400,2100-0000.
  3. Não será aceito AFIL pelo APP Brasília. ACFT com PLN VFR que operem a partir de AD desprovido de órgão ATS e que não planejem ingressar em espaço aéreo controlado ou em ZIDA estão dispensadas de apresentação de PLN, desde que não pretendam utilizar os serviços de informação de voo e de alerta
  4. As ACFT da aviação geral operando nas seguintes condições deverão comunicar via e-mail à administração do AD com 6HR de antecedência da operação: 1- ETA ou ETD BTN 04:00 e 08:00 (UTC); ou 2- DEST ou procedência INTL (todo ETD/ETA). CTC do Centro de Controle Operacional no AD (H24): e-mail: cco_sbbr@inframerica.aero. TEL (para confirmações): (61) 3214-6041/3214-6069/3214-6585. OBS: ACFT envergadura ABV 24M: obrigatório contrato com empresa de handling
  5. Concentração de pássaros (pombos) nas STRIP das RWY 11L/29R e 11R/29L
  6. As ACFT da aviação geral deverão COOR previamente sua operação nos TEL (55)(61) 3214-6041 (H24)/ 32146585 (H24) ou pelo e-mail cco_sbbr@inframerica.aero. 1-ACFT com envergadura de até 24m - 6(seis) HR de antecedência. 2-ACFT com envergadura de até 65m - 24 (vinte e quatro) HR de antecedência. 3-Obrigatório informar: 3.1-Empresa de handling credenciada no AP responsável pelo atendimento da ACFT. 3.2-Recursos AVBL para remoção da ACFT, em caso de incidente/ acidente. 4-Obrigatório uso de garfo.
DISTÂNCIA(S) DECLARADA(S)
  1.  
RWY TORA(m) TODA(m) ASDA(m) LDA(m) ALT. GEOIDAL(m) COORDENADAS
11L 3050 3200 3050 3050 -12.60 S15 51 49
W047 55 39
29R 3200 3200 3200 3050 -12.63 S15 51 42
W047 53 52
11R 3150 3300 3150 3150 -12.60 S15 52 50
W047 56 14
29L 3300 3300 3300 3150 -12.63 S15 52 43
W047 54 33
COMPL -
  • [1] MEHT: a. RWY 11L - 72FT. b. RWY 29R - 69FT. c. RWY 29L - 60FT. d. RWY 11R - 65FT.
  • [2] (DLY 0900-0100)
  • [3] EMERG.
  • [4] Front course não AVBL ABV do FL070.
  • [5] Reabastecimento de CMB no pátio terminal de carga do CAN AVBL somente mediante solicitação com antecedência MNM de 45 MIN, condicionada à AVBL de caminhão de abastecimento.
  • [6] 2,96.
  • [8] (DLY 1000-2000) - O/R: Demais HR Tática Brasília FREQ 135.85.
  • [9] D-ATIS.
  • [11] Autoatendimento
  • [12] Grooving
  • [13] Dúvidas sobre a utilização do portal www.redemet.aer.mil.br e demais informações consultar o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) TEL: (21) 2174-7303 e (21) 99499-7617
  • [14] CMA CMM Autoatendimento
  • [15] C-AIS - Aceita PLN e suas atualizações por TEL PLN (61) 3365-1896 e (61) 3365-1855.
  • [16] Para informações adicionais consultar o Centro de Informações Aeronáuticas de Brasília, TEL: (61) 3365-1896 e (61) 3365-1855.
TEMP (0)

Suplementos AIP (3)

N0177 | 31/12/20 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO

- VOR/DME BSI 116.30MHZ/CH110X não utilizável.

Período: De 01 de janeiro de 2021, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2021, 2300 UTC.
Ref: AIP ENR 4.1

N0179 | 31/12/20 AUXÍLIOS-RÁDIO À NAVEGAÇÃO E AO POUSO

- ILS CAT I RWY 29R não utilizável.

1) Dias e horários: H24

Período: De 01 de janeiro de 2021, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2021, 2300 UTC.
Ref: AIP AD 2.19

N0023 | 31/01/19 PISTA DE TÁXI

- Pista de táxi “PAPA” fechada.

Período: De 31 de janeiro de 2019, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2025, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.12

NOTAM (16)

AGA

Z2242/17 N 27/07/2017 17:46
CTL MOV GND FREQ 121.95MHZ HR SER H24 INSTL

REF: AIP MAP PDC, VAC E IAC

Z1678/20 N 16/12/2020 23:26
TWY HOTEL (RWY 11C/29C) CLSD PARA LDG/TKOF EVENTUAIS RMK RETIRADA
REF: AIP AD 2.8

Z0517/19 N 07/06/2019 14:11
AD CORRIGIR ELEV PARA 3498FT
REF: AIP BRASIL AD 2
AIP MAP ADC, PDC, VAC, IAC

F1916/20 N 31/12/2020 17:23
ALS (MALSR) RWY 29R U/S

F1915/20 N 31/12/2020 17:19
ALS (ALSF-1) RWY 29L U/S

F1914/20 N 31/12/2020 16:52
PAPI RWY 29R U/S

F0096/21 R F0012/21 19/01/2021 19:22
RWY 11L/29R CLSD DEVIDO SER MAINT

F0094/21 N 19/01/2021 18:57
RWY 11R/29L CLSD DEVIDO SER MAINT

F0011/21 N 04/01/2021 14:42
PAPI RWY 29L U/S


ATM

Z2874/17 R Z2853/17 15/09/2017 15:57
APP-BRASILIA FREQ 120.650MHZ E 129.150MHZ HR SER H24 INSTL

REF: AIP MAP ARC ANAPOLIS
ARC BRASILIA
VAC BRASILIA
SID SBBR TODAS
STAR SBBR TODAS
IAC SBBR TODAS

Z2576/17 R Z0383/16 24/08/2017 19:48
TWR BRASILIA FREQ 118.750MHZ HR SER H24 INSTL
REF: AIP MAP IAC(TODAS), SID(TODAS), STAR(TODAS)

Z2461/17 R Z0478/16 16/08/2017 13:11
ATIS D-ATIS (DATALINK ATIS) AVBL INFO VIA DATALINK H24

REF: AIP MAP PDC, VAC, STAR(TODAS), SID (TODAS), IAC (TODAS)

Z1951/18 N 07/11/2018 20:16
SID RETIRADO NO QUADRO DE RMK AS INFO DE MNM PARA DEP
REF: AIPMAP SID (TODAS)

Z1486/20 N 04/11/2020 15:22
APP BRASILIA FREQ 121.150MHZ, 128.825 MHZ, 129.325MHZ E 129.725MHZ HR SER H24 INSTL
REF: ARC BRASILIA,
AIP ENR 2.1,
AIP AD 2.18


CNS

F1886/20 R F1532/20 18/12/2020 16:45
ILS CAT II RWY 11R REDUZIDO PARA CAT I


OTR

Z1728/20 N 31/12/2020 01:03
OPERACOES DE ALTA DENSIDADE NAS PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM NO INTUITO DE AGILIZAR O FLUXO DE TRAFEGO AEREO,
TODAS AS AERONAVES A JATO OU DE CATEGORIA DE ESTEIRA DE TURBULENCIA MEDIA OU ACIMA, QUE ESTIVEREM DECOLANDO DE BRASILIA, DEVERAO, OBRIGATORIAMENTE, ADOTAR OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS:
- MANTER V2 OU V2 + 10 KT ATE 5500 FT;
- ALINHAMENTO IMEDIATO ASSIM QUE AUTORIZADO;
- INICIAR A ROLAGEM IMEDIATAMENTE APOS AUTORIZADO (TEMPO MAXIMO ESPERADO DE REACAO: 10 SEGUNDOS);
- EFETUAR IMEDIATAMENTE A CHAMADA INICIAL AO APP BSB APOS A DECOLAGEM, A FIM DE OBTER INSTRUCOES PARA LIVRAR O EIXO DE PISTA DE DECOLAGEM;
- A CHAMADA INICIAL AO APP APOS A DECOLAGEM DEVERA SER IMEDIATA E OBSERVAR SOMENTE O SEGUINTE PADRAO: "CONTROLE BRASILIA [CALL SIGN]".
NAO INCLUIR QUALQUER INFORMACAO ADICIONAL AO MENCIONADO PADRAO;
- INFORMAR AO APP BRASILIA NO CASO DE PLANEJAR EXCEDER 250KT ABAIXO DO FL100;
- AGUARDAR VETORACAO RADAR OU AUTORIZACAO DIRETO A UM WAYPOINT PUBLICADO LOGO APOS A DECOLAGEM; E
- OS PILOTOS DEVERAO INFORMAR, QUANDO DA AUTORIZACAO DE TRAFEGO, CASO NAO TENHAM CONDICOES DE CUMPRIR QUALQUER DOS PROCEDIMENTOS ACIMA.
REF: AIP AD 2.22


Nascer/Por do Sol

08:58

21:49


METAR

261800Z 06013KT 9999 BKN040 FEW045TCU 29/17 Q1016=

TAF

261543Z 2618/2718 08009KT 9999 SCT030 TX29/2618Z TN18/2708Z TEMPO 2618/2621 TSRA SCT030 FEW045CB BECMG 2701/2703 09004KT SCT025 BECMG 2705/2707 19002KT BECMG 2711/2713 04007KT BECMG 2715/2717 06008KT SCT035 RMK PGM=


Cartas (71)

ADC


AOC


GMC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (12)


Aeródromos Próximos