Interrupção da Impressão das Publicações Aeronáuticas

As significativas mudanças decorrentes do crescimento da aviação e do emprego de novas tecnologias em sistemas computacionais a bordo de aeronaves têm ocasionado expressivas alterações na forma de utilização das informações aeronáuticas.

Diante de um cenário em que a rapidez na atualização e divulgação das informações são de extrema importância para a qualidade, confiabilidade e segurança dos voos, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) está migrando, de forma gradual, toda informação aeronáutica - hoje divulgada em papel - para o formato digital. Assim, além de garantir uma divulgação mais rápida e oportuna das informações, o Projeto de Redução de Impressão (REDIMP) do DECEA também contribui com a sustentabilidade ambiental ao diminuir drasticamente o número de folhas de papel utilizadas.

Um bom exemplo dessa evolução é o ROTAER DIGITAL, que divulga informações relacionadas com os aeródromos privados e, desde 19 de julho de 2018, disponibiliza as informações de todos os aeródromos brasileiros no formato digital. Assim, o DECEA, desde 19 de julho de 2018, deixou de imprimir as informações aeronáuticas, porém as mesmas continuarão disponibilizadas gratuitamente na AISWEB (www.aisweb.aer.mil.br) para todos usuários. SUBSTITUIÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO POR MEIO DIGITAL

A autorização oficial para utilização de publicações aeronáuticas no formato digital está contida na Instrução suplementar N°- 91-002 da ANAC, que regula a utilização da informação aeronáutica em formato digital e fornece orientações necessárias para a substituição de publicações impressas por informações no formato digital. A referida instrução estabelece que os dispositivos ECD (Electronic Chart Display) poderão ser utilizados para a navegação aérea durante todas as fases do voo em substituição ao material impresso, desde que as informações tenham o formato equivalente ao impresso e estejam válidas e atualizadas.

Paralelamente, a ICA 53-7 – Disponibilização e Utilização da Informação Aeronáutica no Formato Digital, expedida pelo DECEA e acessível por intermédio do website www.aisweb.aer.mil.br, estabelece os critérios para a disponibilização e utilização da Informação Aeronáutica em formato digital para todos.

BENEFÍCIOS ESPERADOS

Entre os benefícios esperados com a utilização de dispositivos eletrônicos para divulgação da informação aeronáutica no formato digital, destacamos:

- Agilidade, rapidez na atualização, divulgação e acesso às informações aeronáuticas por meio eletrônico;

- Atualização automática e oportuna das mudanças;

- Mais segurança;

- Disponibilização gratuita pela AISWEB;

- Compartilhamento facilitado das informações;

- Redução do custo de postagem e do papel;

- Redução do peso no interior e mais espaço no interior das aeronaves; (01 kit de publicações aeronáuticas no formato impresso/10,7 Kg)

- Redução do consumo de combustível;

- Redução da emissão de Co2 (efeito estufa)

- Sustentabilidade ambiental.